Sejam bem-vindos - 14º Salão do Livro do Piauí - SALIPI

O SaLiPi

O MAIOR EVENTO LITERÁRIO DO PIAUÍ

O Salão do Livro do Piauí está entre os maiores eventos literários do nordeste. Consta do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras lançado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Piauí, o evento faz parte do calendário da FUNDAC e é citado pelos órgãos públicos como um dos maiores acontecimentos do Estado.

O SALIPI atrai a cada ano cerca de 180 mil pessoas e serve como ponto de encontro entre artistas e público. São 10 dias com exposições, bate-papos literários, danças, músicas, apresentações teatrais, comercialização de livros e outros produtos em torno da leitura.

Em 2016 o SALIPI completa 14 anos. Durante esse tempo mudou de casa por duas vezes. A primeira foi do Centro de Convenções onde nasceu e passou seis anos (2003-2008) para a Praça Pedro II. Da Praça, onde permaneceu de 2009 até 2013, o evento migrou para a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi realizado com grande sucesso em 2014 e 2015 e nesse 2016, já devidamente instalado e conhecendo o espaço, a organização pretende superar a edição anterior, como acontece todo ano.

faixa

Palestrantes

Certificado de Participação

Galeria de Vídeos

Notícias

Salipi e Seduc oferecem Revisão do Enem para estudantes da Rede Pública

'A nossa intenção é dar um suporte a mais para o aluno da rede pública que vai fazer o Enem'

Salipi terá revisão do Enem e Oswaldo Montenegro

Entre as novidades do 14º Salao do Livro do Piauí, estão as revisões para o Enem, que vão acontecer durante cinco tardes, das 14h às 18h, com professores gabaritados e material didático gratuito.

Oswaldo Montenegro é atração confirmada no Salipi 2016

O cantor e compositor Oswaldo Montenegro é atração da 14ª edição do Salão do Livro do Piauí- Salipi. A maior feira literária do Estado acontece de 10 a 19 de junho no Complexo Cultural Rosa [...]

Comissão Organizadora do SALIPI visita Espaço Rosa dos Ventos

Com o objetivo de supervisionar o começo da montagem dos estandes e os preparativos da estrutura física para o Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. [...]

Salão do Livro do Piauí 2016 terá 50 palestras e 100 expositores

Evento ocorre entre 10 e 19 de junho na Universidade Federal do Piauí. Programação contra com palestras de escritores, poetas, juristas e músicos.

Governo garante apoio a mais uma edição do Salipi

O evento será em Teresina, no período de 10 a 19 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.

História

alunos500O Salão do Livro do Piauí – SALIPI, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil. O evento acontece sempre no mês de junho em Teresina e tem duração de uma semana.

O SALIPI iniciou como um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, mesmo sem a menor experiência em organização de eventos de qualquer tipo. O sucesso foi retumbante, e desde então vem apenas aumentado de ano a ano.

kassioA grande diferença do SALIPI para as demais feiras e bienais internacionais do Brasil está no fato desse evento acontecer anualmente de forma itinerante com a realização de Salões Regionais.

Alguns dos principais eventos realizados pela Fundação Quixote no interior do Estado são: Salão do Livro Regional de Valença/SALIVA; Salão do Livro Regional de Parnaíba- SALIPA; Salão do Livro Regional de Elesbão Veloso; Seminários de Leituras entre outros cursos de atualização na área educacional com foco na leitura e formação de leitores.

O SALIPI proporcionou à Fundação Quixote atuar em outras áreas, sempre ligadas ao universo do livro, como a Editoração de livros de autores piauienses; Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI); Concertos lítero-musicais para estudantes de Teresina desde o ano 2000, com a finalidade de descobrir novos talentos na área literária e musical.

Informações

Grandes atracões todos os dias

#salipi2016

De 10 a 19 de Junho de 2016
Espaço Rosa dos Ventos/UFPI – Teresina – Piauí

Acesso livre

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta-feira: 9h às 21h
Sábado: 9h às 19h
Domingo: 10h às 18h

ENTRADA FRANCA

O acesso é livre para todas as atracões, respeitando sempre a capacidade dos estandes e auditórios.

Contatos

contato@salipi.com.br
www.salipi.com.br
facebook.com/salaodolivrodopiaui

Fundação Quixote
Rua David Caldas, 231/S – Centro
Teresina – PI- Fone: +55 86-3221-8159

Coordenação Geral

O acesso é livre para todas as atracões, respeitando sempre a capacidade dos estandes e auditórios.

Comissão Organizadora

contato@salipi.com.br
www.salipi.com.br
facebook.com/salaodolivrodopiaui

programacao

Homenageados

alvaro_pacheco

Álvaro Pacheco

O patrono da 14ª edição do SaLiPi é o escritor Álvaro Pacheco, piauiense natural de Jaicós e radicado no Rio de Janeiro. Escritor desde os quinze anos, é membro, dentre outras confrarias, da Academia Piauiense de Letras e da União Brasileira de Escritores. Com quase oitenta anos de vida, Álvaro Pacheco é o maior poeta vivo do Piauí!

Virgílio Ferreira

Foi um dos mais marcantes pensadores portugueses do século XX, na medida em que explorou como poucos a interrogação sobre o sentido da existência do homem através da sua obra escrita, seja em termos de romances ou de ensaios e diários, sem construir um sistema filosófico que o limitaria nas suas brilhantes incursões.

manoel_barros

Manoel de Barros

A 14ª edição do SaLiPi terá como tema “Onde estou as palavras me acham”, frase do escritor Manoel de Barros, um dos homenageados deste ano. As memórias, a natureza e uma poética particular marcam os trabalhos do escritor, que recebeu durante sua carreira diversos prêmios da literatura, entre eles dois prêmios Jabuti, que é considerado o mais importante prêmio literário do Brasil.

Antônio Houaiss

Considerado o maior conhecedor da Língua Portuguesa nos tempos modernos. Tradutor, Crítico, Escritor, Lexicógrafo e Diplomata, Houaiss se dedicou ao longo de toda sua vida ao mapeamento exemplar da nossa língua, a conquista de um novo patamar de conhecimento sobre nós mesmos e a realização do dicionário definitivo da língua portuguesa, o Dicionário Houaiss.

Mestre Dezinho

Um dos homenageados dessa edição do SaLiPi é o escultor piauiense José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho. Considerado o precursor da arte santeira no Piauí. A repercussão do seu trabalho tornou a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes um ponto turístico em todo Brasil.

O XI Concurso Jovens Escritores terá como tema a Comunicação, em homenagem aos 65 anos de fundação do Sistema O Dia. Podem participar crianças do ensino público e privado do Piauí. Nesta edição, excepcionalmente, terá uma categoria voltada para estudantes universitário do curso de Jornalismo. A participação é gratuita e os melhores trabalhos serão imortalizados numa edição especial do Jornal O DIA. Participe!

Compartilhe

FALE CONOSCO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Programação

No espaço Rosa dos Ventos, durante o SALIPI, acontecem diversas atividades simultâneas. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO – 19° SEMINÁRIO LÍNGUA VIVA

PROGRAMAÇÃO PALCO MARCOS PEIXOTO

PROGRAMAÇÃO DE POCKETS SHOWS 

Realização

A Fundação Quixote é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Teresina, Capital do Estado do Piauí, tendo suas atividades voltadas majoritariamente para o incentivo ao desenvolvimento da cultura piauiense e brasileira e para a defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Para alcançar esses objetivos, a Fundação Quixote
• organiza cursos, seminários, oficinas, congressos, promove concursos literários;
• edita, publica e distribui livros, revistas e periódicos;
• produz, distribui e comercializa cds e dvds, além de realizar projetos de alfabetização para jovens e adultos.

Como atividade principal a Fundação Quixote realiza, desde 2003, o Salão do Livro do Piauí- SALIPI. O evento conta do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras conforme publicação oficial do Governo Federal através dos Ministérios das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como do Calendário Estadual divulgado pela FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí.

Além do SaLiPi, a Fundação Quixote também executa alguns dos principais eventos deste meio, no Estado do Piauí, em parcerias com prefeituras e outros órgãos institucionais públicos e privados. São exemplos de sucesso o:

• Salão do Livro Regional de Valença-SaLiVa/PI – entre os meses de agosto a setembro;
• Salão do Livro Regional de Parnaíba-PI/SaLiPa – mês de novembro;
• Salão do Livro Regional de Picos/SaLiPicos – mês de setembro.

A Fundação Quixote realiza também o Festival Nacional de Violão do Piauí – FENAVIPI, em parceria com a Oficina da Palavra, além de concertos lítero-musicais para estudantes de Teresina, com a finalidade de descobrir novos talentos na área literária, musical e artística de um modo geral.

É em busca de novos parceiros que a Fundação Quixote apresenta este Projeto, pois acredita que a cultura e a educação são a maior herança a ser legada de uma geração para outra, e o quanto um investimento deste vulto reverte na forma de um incremento na expectativa pessoal e profissional de todas as pessoas formadoras de seu público-alvo.

Patrocínio