Seminário Língua Viva com inscrições abertas
24 de maio de 2017
SALIPI 2017 – Espaço ARCO: conexões artísticas
8 de junho de 2017
Mostrar todos

15ª edição do SALIPI começa nesta sexta-feira (02)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza juntamente com a Fundação Quixote, o Salão de Livro do Piauí (SALIPI), maior evento literário e cultural do Estado. A 15ª edição do SALIPI acontece pela quarta vez consecutiva no Espaço Rosa dos Ventos da Instituição, entre os dias 02 e 11 de junho. Este ano o evento homenageará o pai da historiografia no Piauí, Odilon Nunes. Também serão homenageados os centenários da fundação da Academia Piauiense de Letras (APL), o centenário da polêmica exposição da Anita Malfatti e o centenário do livro O Zodíaco, do escritor Da Costa e Silva.

Serão 10 dias com uma programação diversificada voltada para literatura, arte e cultura, com feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, espaço infantil e para fechar a 15ª edição, o público vai assistir ao show do grupo Biquíni Cavadão.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirma que o evento promete superar todas as edições anteriores. “Este é o quarto ano que a Universidade Federal sediará o SALIPI e, desde então, observamos um crescimento do evento. Tenho certeza que o Salão do Livro vai ser um grande marco na cidade de Teresina e sem dúvidas, esta edição superará todas as anteriores. A programação foi fechada, está muito bem elaborada e atrativa para o público. A UFPI dará todo apoio para que o Salão seja excelente”, destaca.

Reitor afirma que esta edição superará as anteriores

A Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, relata o entusiasmo da equipe em organizar o Salão do Livro. “Para nós que trabalhamos na organização do evento, é uma alegria muito grande receber toda a comunidade de Teresina e de outros municípios, convidados, professores e pesquisadores que lançarão seus respectivos livros. A UFPI, por meio da Edufpi e da Gráfica, irá lançar mais de 40 títulos nesta edição. Nós estamos entusiasmados, e gostaríamos que esta edição fosse melhor que as outras três anteriores que também ocorreram na UFPI”.

Profa. Dra. Jacqueline Dourado destaca entusiasmo de todos na realização do evento

Profa. Dra. Jacqueline Dourado destaca entusiasmo de todos na realização do evento

O Diretor da Edufpi, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, explica que é muito importante para a Editora da Universidade estar presente em um evento dessa grandiosidade. “O SALIPI é o maior evento literário do Piauí e é uma excelente oportunidade para divulgarmos a produção acadêmica que é feita dentro da UFPI, a fim de incentivar a leitura e promover o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatiza.

Prof. Dr. Ricardo Alaggio comemora participação da Edufpi no SALIPI

Prof. Dr. Ricardo Alaggio comemora participação da Edufpi no SALIPI

A 15ª edição traz novidades para os leitores de e-books e fãs da banda Biquíni Cavadão. “A programação do Salão está muito rica, com grandes nomes como Marcelo Rubens Paiva, Luís Felipe Pondé, Sergio Conh, Sueli Ramalho, Tico Santa Cruz, e iremos fechar o evento com a banda Biquíni Cavadão. A grande novidade para esse ano é a sala de livros digitais, em que as pessoas poderão ler em tablets poesias, contos, crônicas e entre outros gêneros literários”, revela Cássio Gomes, Presidente da Fundação Dom Quixote.

A Universidade fornecerá todo o apoio necessário para a realização do evento, desde o conforto térmico, segurança e estruturação. “Este Salão de 2017, se encaixa num perfil em que não tem como retroagir, pelo espaço, apoio e empenho de toda a equipe da Universidade Federal. Então, convidamos a todos para o 15° Salão do Livro do Piauí, com o sucesso garantido”, finaliza o Professor Luiz Romero, um dos organizadores do SALIPI.

Gráfica da UFPI

Gráfica da UFPI

Acesse aqui para conferir informações sobre o evento e a programação.

Assessoria UFPI