Obras adaptadas de filmes e novos autores atraem jovens
8 de junho de 2017
Chico César é atração confirmada no Salipi 2018
26 de maio de 2018
Mostrar todos

SALIPI 2018 chega em junho à UFPI e traz novidades

Nos dias 01 a 10 de junho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará pelo quinto ano consecutivo, o Salão do Livro do Piauí – SALIPI, em 2018 na sua 16ª edição. Consagrado como o maior evento literário do Estado, o SALIPI movimenta a cada ano, 180 mil pessoas que transitam pelos estandes, salas de bate-papo literário, palestras com exposições, música, dança, apresentações teatrais e comercialização de livros, no Espaço Rosa dos Ventos. O evento é uma realização da Fundação Quixote em parceria com a UFPI. Todas as informações em www.salipi.com.br.

Márcia Tiburi, Bráulio Bessa e Germano Dutra são alguns dos palestrantes confirmados. A grande novidade será o curso de Literatura Clássica, dividido em quatro módulos durante dois dias, no Cine Teatro da UFPI, com a professora transgênero piauiense, Danny Barradas. São quatro aulas nos turnos da manhã e tarde, que vão das 9h às 12h e 14h às 17h, nos dias 02 e 03 de junho. Os temas são: Quasímodo, uma maldição ou uma dádiva; Só Shakespeare salva; Amebas plenas em um mundo de fanáticos; Porque você deve estudar literatura clássica. Os interessados que se inscreverem para o curso poderão participar das palestras que ocorrem à noite.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, convoca a comunidade para participar do Salão e conferir os lançamentos da Editora Universitária – EDUFPI. “Quero convidar a todos para que venham compartilhar esse momento tão importante da cultura e literatura do Estado do Piauí. A Universidade tem a oportunidade de lançar a produção de livros da nossa editora, que é a maior do Estado. Nos quatro primeiros anos do SALIPI na UFPI, foram lançados 120 títulos e neste ano iremos continuar com novos lançamentos”, explica.

No SALIPI são divulgadas produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e promoção do desenvolvimento do Piauí. A UFPI também apoia, entre outros eventos, o Salão do Livro de Bom Jesus/SaLiBom (sede na UFPI); Salão do Livro Regional de Valença-SaLiVa/PI e o Salão do Livro Regional de Parnaíba-PI/SaLiPa.

De acordo com o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, o lançamento oficial do evento será realizado no dia 17 de maio, no Salão Nobre da UFPI. “Na oportunidade, apresentaremos toda a programação. Neste ano temos a novidade do Curso de Literatura, que se somará às atrações do evento”.

O SALIPI 2018, cujo tema é “Uma casa sem livros é um corpo sem alma” (Marco Túlio Cícero, 106-43 a.C.), homenageará o escritor, historiador e professor Arimathéa Tito Filho. Também serão relembrados o centenário do nascimento do crítico literário Antônio Cândido e de morte do poeta popular Leandro Gomes de Barros e de Olavo Bilac.

Atrações confirmadas

A escritora e filósofa Márcia Tiburi fará o lançamento do livro Feminismo em Ação, com palestra de mesmo nome. Roseana Murray e William Amorim abordarão o tema Exclusão, memória e inclusão, em um dos 10 dias de SALIPI. O cineasta Germano Dutra, de Santa Catarina, ministrará palestra voltada, em especial, para o público surdo, cujo tema é Uma ideia na mão, uma câmera no olho, todos produzindo seus filmes. Inês Mapurunga, de Fortaleza-CE e Daniel GPR, farão parte do evento.

“Teremos José de Nicola, Luíz Ruffato e Bráulio Bessa. Confirmamos agora com o Raphael Montes, um escritor de livros de suspense, roteirista e que teve, recentemente, direitos autorais comprados por Hollywoody para adaptação cinematográfica”, revela Kássio Gomes.

O SALIPI consta no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Piauí, o evento faz parte do calendário da SECULT e é citado pelos órgãos públicos como um dos maiores acontecimentos do Estado.