Feira de livros da 13ª edição do SaLiPi é aberta ao público

Ao todo são 80 estandes e mais de 50 mil títulos à venda; são esperados mais de 160 mil visitantes.

Autor: Redação Capital Teresina

A feira de livros do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) iniciou suas atividades na manhã desta sexta-feira (05), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao todo são 80 estandes e mais de 50 mil títulos à venda. São esperados mais de 160 mil visitantes durante os dez dias de programação.

A Editora da UFPI (EDUFPI) lançará 21 livros durante essa edição do SaLiPi, sendo a maioria destes de autoria de professores da UFPI. Esse é o maior número de lançamentos de livros da EDUFPI em todas as edições do Salão. “Temos uma expectativa enorme quanto ao lançamento dos livros da EDUFPI durante essa edição. É muito importante essa divulgação do saber praticado dentro da Universidade, já que grande parte dos livros lançados possuem uma temática piauiense”, afirma o Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI).

Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI)

Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI)

De acordo com Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote, entidade organizadora do evento, a realização do SaLiPi dentro da UFPI possibilita um maior contato com todas as camadas sociais e disponibiliza uma melhor estrutura aos seus visitantes. “Estamos dentro de um espaço que tem acessibilidade, em que o cadeirante pode transitar sem obstáculos, além de possuir tapete tátil em todas as áreas. Além disso, unir a comunidade em geral com a comunidade estudantil é uma das maiores conquistas que o Salão do Livro teve ao longo desses dois anos com essa parceira com a Universidade Federal do Piauí”, destaca o Presidente da Fundação Quixote.

Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote

Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote

Na manhã de hoje várias escolas visitaram a feira de livros com seus alunos. Para a estudante Evellyn Thamires, além de comprar livros, o SaLiPi é uma oportunidade de interagir com os amigos. “Estou adorando o Salão, comprei um livro que eu já pretendia comprar há tempos. E como eu vim com a escola onde meu pai trabalha, pretendo levar esse projeto para a minha escola e mobilizar os meus amigos para virem novamente comigo”, destaca a estudante do ensino fundamental.

A 13º edição do Salão do Livro do Piauí terá em sua programação Mesas-redondas, seminários, lançamento de obras literárias e outras atividades culturais, além do 18º Seminário Língua Viva, que acontece paralelamente ao Salão.