Salão do Livro do Piauí é lançado e priorizará acessibilidade

Manoel Paulo Nunes, o homenageado, esteve presente no lançamento

Manoel Paulo Nunes, homenageado

Foi lançado oficialmente a 11ª edição do Salão do Livro do Piauí – Salipi, que entre os dias 2 e 9 de junho, transformará o Complexo Cultural da Praça Pedro II em um palco do conhecimento e da leitura. O inicio da contagem regressiva para o evento aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Palácio da Música, e contou com a presença de importantes nomes da literatura local, como o escritor Manoel Paulo Nunes, homenageado deste ano.

“Em toda a minha vida lidei com livros, um convívio que começou cedo e que me levou à minha profissão: aos 17 anos comecei a lecionar. Hoje, me sinto muito feliz e honrado por ser um homenageado do Salipi, um evento que se propõe à difusão do livro, instrumento fundamental para a civilização do homem”, assinalou Manoel Paulo Nunes, que aos 87 anos de idade acumula um enorme legado cultural que o tornou uma referência nacional.

O 11º Salipi lembrará ainda outros nomes célebres da cultura brasileira que, em 2013, completariam 100 anos de idade: Vinícius de Moraes, Rubem Braga e Permínio Asfora. Na programação, palestras, exibições, exposições e apresentações artísticas.

Jasmine Malta, uma das organizadoras do Salipi

Jasmine Malta, apresentando evento

Para definir a programação, que trará nomes de todo o país para a capital piauiense, foi levada em conta a contribuição à literatura nacional de diversos autores. “Procuramos inovar sempre, trazendo nomes que realmente representem a literatura brasileira, como o escritor e roteirista Paulo Lins e o poeta e cronista Fabricio Carpinejar, além de grandes escritores locais”, relata Jasmine Malta, uma das organizadoras do Salipi.

O Salão do Livro também contará com a participação dos tradicionais estandes de livrarias, educadores, alunos de escolas públicas e particulares, além da comunidade em geral. Para Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, organizadora do evento, as expectativas de público para este ano é de 250 mil pessoas durante os oito dias de evento. “Trabalhamos com um público exigente: o teresinense, que sempre programa o Salipi através de seus, do que espera do evento”, pontua.

Acessibilidade
Buscando alcançar o maior público possível, esta edição do Salipi terá um importante diferencial. O evento passou por diversas adaptações com vistas à acessibilidade e tanto a estrutura como as palestras foram pensadas para que pessoas portadoras de necessidades especiais também possam vivenciar as experiências do Salão do Livro.

Dentre as inovações, estão o piso tátil na praça Pedro II, placas e cartões em braile e tradução simultânea de algumas palestras em linguagem de sinais. As mudanças ficarão a cargo do instituto Comradio do Brasil, organização que já desenvolve diversos projetos de inclusão da pessoa com deficiência em todo o Piauí.

Fotos: Jailson Soares/PortalODIA.com