Concurso Jovens Escritores enfoca a importância da água

Concurso Jovens Escritores

Concurso Jovens Escritores

Uma parceria do Sistema de Comunicação O DIA e a Fundação Quixote, o concurso Jovens Escritores entra em sua 7ª edição, em 2012, enfocando o tema “Água: o Bem Mais Precioso”. Integrando a programação do Salipi – Salão do Livro do Piauí. O concurso movimenta crianças e jovens do ensino fundamental ao médio, descobrindo talentos e incentivando a prática da leitura e da escrita.

A professora Jasmine Malta, coordenadora do Salipi, acentua que cada ano cresce o número de participantes e, com ele, a qualidade dos trabalhos apresentados: “Teresina tem um processo educativo voltado para a leitura ímpar, entre as outras capitais do país”, destaca. Jasmine Malta diz ainda que o concurso busca a descoberta de novos talentos na área da escrita, acrescentando que os jovens e as crianças que participam do certame veem no futuro um trabalho voltado para a escrita, para a leitura.

A respeito do tema deste ano, Jasmine observa que a água tem sido alvo de discussões nos últimos anos, em todas as esferas, no mundo inteiro: “A preocupação ecológica tem sido foco de atenção do concurso, então a água, vista hoje como uma jóia preciosa, é um tema oportuno que deve ser, cada vez mais discutido entre crianças e jovens”, ressalta. A diretora do Comercial de O DIA, Renata Miranda, também observa a importância do tema, acrescentando a preocupação com o meio ambiente deve ser uma constante nas discussões.

Sobre a realização do Jovens Escritores, Renata Miranda argumentou que a parceria O DIA/Fundação Quixote tem resultado em um trabalho dos mais importantes, “porque envolve educadores, estudantes e empresários incentivando a leitura, a escrita, a educação como caminho para um futuro promissor. “Um jornal não é somente um veículo para informação, mas também para promover a educação, participando de eventos que incentivem o estudo, o crescimento pessoal”, assinala.

Renata Miranda lembra que o concurso Jovens Escritores contempla alunos de escolas pública e privada, sem nenhuma restrição, além de envolver professores, diretores e o empresariado. Concluindo, ela pontua a forma como é desenvolvido o concurso: “Procuramos trabalhar esse processo de maneira lúdica, no sentido de que crianças e jovens atentem para a importância dessa iniciativa”.

Vencedora do primeiro lugar, na categoria 3º ao 5º anos, Vitória Emilly Rilde Lima, 10 anos, disse que vencer o concurso foi uma grande alegria para ela, principalmente por se tratar de um certame cultural: “Participar do Jovens Escritores foi para mim um incentivo para eu ler mais e continuar a escrever”, disse, deixando claro que vai participar novamente do concurso.
Regulamento

O tema geral do VII Concurso Jovens Escritores é “Água : O Bem Mais Precioso”, desenvolvido em subtemas de acordo com a categoria: para o Ensino Fundamental Menor (1º. e 2º anos) a produção de frase e ilustração com o tema “A Água no Futuro de Minha Cidade”; Ensino Fundamental Menor (3º. até 5º anos), redação sobre “Preservação da água Garante o Futuro de Todos”; Ensino Fundamental Maior (6º. ao 9º anos), redação “A Água é a Preservação das Novas Gerações”.

Já os alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio terão de produzir uma dissertação, ou poema, com o tema “Água: A Maior Jóia da Humanidade”. Nesta edição, o Concurso Jovens Escritores também irá valorizar a criação dos professores que organizam os trabalhos de seus alunos, orientando-os quanto à produção textual exigida. O professor orientador poderá inscrever seu texto para participar, junto aos alunos concorrentes, bastando anexar apenas um único exemplar de sua produção quando da entrega do material de seus orientandos.

Os critérios de avaliação dos textos, conforme o nível de escolaridade seguem as habilidades de escrita exigidas para as referidas séries a ser decidida pela Comissão Avaliadora. Letra de forma, fuga ao tema, tinta vermelha ou qualquer identificação fora do local (capa) anularão os trabalho. As propostas deverão ter título, ser inscritas a punho com caneta de tinta azul ou preta, sem rasuras, em todos os níveis e fases do concurso.