Salipi 2012 é lançado no Palácio da Música

Cássio Gomes, presidente da Fundação Quixote

Cássio Gomes, presidente da Fundação Quixote - Fotos: Elias Fontenele/PortalODIA.com

A edição 2012 do Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi lançada na noite desta quarta-feira (18) no Palácio da Música, Centro de Teresina. O evento comemora dez anos de existência e homenageia, nesta edição, o teatrólogo piauiense Francisco Pereira da Silva, autor da peça “Raimunda Pinto, Sim Senhor!”. Outros homenageados, neste ano, será o escritor Jorge Amado, o cantor Luiz Gonzaga e o teatrólogo Nelson Rodrigues, que se estivessem vivos estariam completando 100 anos.

O professor Cássio Gomes, novo presidente da Fundação Quixote, entidade organizadora do evento, ressaltou a importância do Salão para o inter-relacionamento das culturas: “A literatura tem essa facilidade de diminuir as barreiras e trazer pra nós grandes exemplos de superação no meio literário, como são os cubanos, que apesar de um regime fechado tem dedicado muito espaço para a questão do livro”.

Um dos idealizadores do Salipi, o professor Cineas Santos, disse que a realização do Salão é importante por ser um agente transformador do Estado e que, por isso pertence à toda sociedade piauiense.

O Salipi ocorre no período de 10 a 17 de junho no Complexo Cultural Praça Pedro II. Como parte integrante do Salão, ocorre o Seminário Língua Viva, que está na 15ª edição. Nele serão apresentadas palestras de grandes nomes do universo acadêmico e cultural. Estão confirmados os autores Crsitóvão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, José de Nicola, a atriz Bruna Lombardi e as palestrantes estrangeiras Isabel Ferreira (Angola), Roxana Pineda (Cuba) e Ana Luisa Amaral (Portugal).

Homenagem

 A cerimônia de lançamento do Salipi também prestou homenagens a dois nomes ligados ao meio cultural piauiense e que faleceram recentemente: o publicitário Marcus Peixoto e o professor de balé Helly Batista.

Tiago Peixoto, filho de Marcus, lembrou que o festival Piauí Pop, idealizado pelo pai, era um dos principais parceiros do Salão.  Nos dias que antecediam a feira, era realizado o Intervalo Pop. O projeto reunia música e literatura nos pátios de escolas públicas e privadas da capital e foi responsável por revelar várias bandas do cenário local.

O professor Helly Batista, falecido em março, foi homenageado com apresentações de balé realizadas por alunos de sua escola de dança.

Concurso Jovens Escritores

Outra parte integrante do Salpi é o concurso Jovens Escritores. Desenvolvido pelo Sistema O Dia de Comunicação em parceria com a Fundação Quixote, o projeto, que está na 7° edição, busca revelar e incentivar a prática da leitura e da escrita em crianças e jovens do ensino fundamental e médio.

O tema a ser trabalhado nesta edição do concurso é “Água:O Bem Mais Precioso”. O concurso será subdividido em categorias de acordo com o ano escolar.